Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.

sistema de para raios

A NBR-5419 fixa as condições de projeto, instalação e manutenção de para-raios, bem como de proteção de pessoas e instalações.

Popularmente conhecido como Para-Raios, é necessário que esse sistema seja projetado por profissionais para garantir sua eficiência e que seja aceito legalmente, principalmente quando as instalações em questão possuem características particulares como locais públicos com grande concentração de pessoas, ambientes explosivos, locais sujeitos a alto grau de corrosão, ou mesmo em fornos e caldeiras industriais, para os quais existem normas específicas.

Além do projeto adequado, a legislação exige que, na maior parte das estruturas, seja feita anualmente uma inspeção visual destes sistemas, e uma inspeção completa no máximo a cada 05 anos, podendo estes prazos serem menores em instalações ou áreas diferenciadas.

Nestas inspeções, que devem ser feitas por engenheiros qualificados, são verificados as conexões, a integridade física dos componentes, a conformidade com o projeto e às normas vigentes, o estado das malhas, captores e descidas, entre outras coisas. São realizadas também medições de resistência de aterramento e continuidade, além do registro das não conformidades em relatório fotográfico.